Receita de waffle (para fazer e deixar congelado)
Se tem um hábito que facilita bastante a rotina aqui em casa é cozinhar em quantidade e congelar uma parte do que eu fiz. E isso vale para quase qualquer tipo de preparação, mas principalmente para o lanche das crianças. É um hábito que ajuda principalmente a economizar tempo (e neurônios) na hora de montar as lancheiras. Um dos meus itens mais repetidos nessa categoria é o waffle: um lanchinho bem versátil e que agrada a todos por aqui. A gente gasta um tempinho ali para fazer, mas a louça é só uma também. Depois é só aproveitar alguns dias tendo apenas que se preocupar em descongelar o lanche, o que é bem rapidinho.
O que é necessário para fazer waffles?
Para chegar no formato padrão de waffle (com aqueles buraquinhos) você precisa de algum tipo de forma. A maneira mais comum é usar uma máquina, muito parecida com uma sanduicheira. Elas costumam ser super práticas e facilitam muito na hora de fazer a receita em quantidade. Na Amazon Brasil você consegue encontrar nas versões 110v e 220v. Caso você não tenha uma ou não queira/tenha como investir em um aparelho assim, você ainda pode fazer a receita assada em formas de silicone como essa aqui. Lembrando que, caso você não tenha acesso a essas opções, ainda dá para aproveitar a receita dessa massa para fazer panquecas americanas também.
Consigo fazer essa massa sem glúten? E sem leite?
Eu passei anos tendo que adaptar receitas a versões sem glúten e/ou sem leite aqui em casa e essa foi uma das que eu mais repeti. Mesmo usando alternativas aos ingredientes originais você ainda consegue um resultado muito bom. Ou seja: sim, você pode fazer uma versão sem glúten. Eu tendo sempre a ser mais prática, então já parto logo para o mix de farinhas pronto, substituindo na mesma quantidade que a receita pede de farinha de trigo. Como sempre comento no meu canal do YouTube, eu costumo usar o mix universal da Schar. Você também pode substituir o leite de vaca por alternativas vegetais (eu costumava usar o aveia ou o de coco) e a manteiga por margarina ou óleo na mesma quantidade. Mas é sempre bom lembrar que temos que manter um nível de expectativas bem realista, né? As substituições que eu citei aqui com certeza vão tem garantir waffles maravilhosos mas não ficam 100% iguais aos originais. Por exemplo: a manteiga na receita vai te garantir uma massa mais fofinha, já o waffle feito com óleo vai ficar mais crocante por fora. Caso você decida substituir o açúcar branco por demerara + mascavo, isso vai resultar num waffle com gosto e cor mais intensa e com a massa mais pesada.
Posso substituir a farinha branca por farinha integral?
Sim. Só que a farinha integral é um pouco mais densa do que a farinha branca e ela também absorve mais água. Eu aconselho a começar fazendo essa receita com 50% de farinha branca + 50% da integral e, caso você decida fazer a receita novamente, vá aumentando a proporção de farinha integral aos poucos.
Como congelar?
A parte de misturar a massa e fazer os waffles não tem segredo algum. Agora uma parte que vale a pena prestar atenção é na hora do congelamento. A primeira coisa que você tem que ter em mente é esperar que os waffles esfriem completamente antes de congelá-los. Isso vai garantir que, ao descongelá-los, eles mantenham a textura original. Outro passo importante é, caso você tenha possibilidade, fazer um pré-congelamento dos waffles em alguma assadeira por mais ou menos uns 30 minutos. Eu falo de “possibilidade” porque sei que não é todo mundo que tem espaço no freezer ou congelador para dispor os waffles assim. Mesmo assim acho legal comentar esse passo porque, caso você consiga pré-congelar, depois é possível colocar todos juntinhos em um ziploc e ir tirando um por um, sem que eles grudem um no outro. Então é fazer a massa > fazer os waffles > esperar esfriar > pré-congelar em uma assadeira por 30/40 minutos (depende do freezer) > guardar os waffles em um ziploc e guardar no congelador.
Como descongelar?
O legal dessa receita é sempre ter um item coringa ali, tanto para um café da manhã, um lanche da tarde ou uma lancheira. As maneiras de descongelamento são várias e você pode escolher de acordo com o tempo que você tem. Você pode tirar do freezer na noite anterior e deixar descongelar na geladeira. Pode tirar direto do freezer para a bancada e esperar alguns minutos antes que descongele completamente. Lembrando que esse método não demora muito, mas é interessante ficar prestando atenção para que o waffle não fique ali fora por tempo do que o necessário. Dá também para botar o waffle (ainda congelado) na torradeira, na airfryer, no forno ou até mesmo na própria máquina de waffle para garantir que você consiga consumir bem quentinho. O tempo de cada um desses descongelamentos vai depender muito do clima da sua cidade e da capacidade dos seus aparelhos, mas eu vou deixar aqui as referências de tempo que funcionam para mim:
Descongelar na bancada: deixo 10 minutos – fica macio
Descongelar no micro-ondas: 2 minutinhos – fica macio/molenga
Descongelar na torradeira: colocar no nível 2 ou na função DESCONGELAR – fica crocante
Descongelar na airfryer: 4 minutos na função ESQUENTAR – nessa função fica macio
Descongelar na máquina de waffle: – 3 ou 4 minutinhos – fica crocante
Quanto tempo o waffle dura congelado?
Os waffles podem ficar congelados por até 3 meses. Não se esqueça de identificar o recipiente ou saco onde forem congelados. Coloquem sempre o nome da preparação e a data de congelamento. Assim você consegue ter sempre noção de quanto tempo ainda tem para o consumo seguro.
Waffle (para deixar congelado)
16
unidades3
minutes30
minutesReceita fácil de waffles que vale super a pena fazer em quantidade para já deixar congelado e sempre ter em casa 🙂
Ingredientes
2¼ xícaras de farinha (270g)
¼ xícara de açúcar (50g)
2 xícaras de leite (480ml)
¾ colher (chá) de sal (5g)
½ xícara de manteiga derretida (113g)
2 ovos
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de fermento químico em pó (14g)
Modo de fazer
- Caso você esteja usando uma máquina de waffle, já deixe ela ligada (aquecendo) enquanto faz a massa. É super rapidinho!
- Em uma tigela grande, misture os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, o sal. Deixe o fermento por último.
- Em outra tigela, misture os ingredientes restantes: o leite, os ovos, a manteiga e a baunilha.
- Depois que a mistura “molhada” estiver homogênea, você já pode juntar essa mistura com a mistura de ingredientes secos.
- Por último acrescente o fermento e misture bem. A massa está pronta!
- Pincele a máquina de waffle com um pouco de manteiga (se você achar necessário) e coloque um pouco da massa. A quantidade depende muito do tamanho da máquina, mas o comum é algo em torno de ⅓ xícara. Independente de usar a máquina ou uma forma: não encha completamente. Lembre-se que a massa contém fermento e o waffle vai crescer bastante. Cuidado para não fazer uma bagunça! O tempo de cozimento também vai depender bastante, mas normalmente quando está dourado por fora, já está cozido por dentro. Na minha pequena máquina não demora mais do que 2 minutos por waffle.
Vídeo
Notas
- É legal que tanto a manteiga derretida, quanto os ovos e o leite estejam em temperatura ambiente. Caso a manteiga esteja ainda quente e os outros ingredientes mais frios (tendo acabado de sair da geladeira) isso pode resultar numa massa cheia de bolinhas de gordura. No fim das contas dá certo, não se assuste. Mas caso prefira uma massa lisinha, preste atenção na temperatura dos ingredientes.
- Para garantir um waffle crocante, é bom colocá-los para esfriar em algum tipo de grade. Assim eles não ficam “suados embaixo.
- Espere os waffles esfriarem para poder congelar. Assim você garante a textura original depois que ele for descongelado.
Visite minha loja na AmazonBR para mais dicas de produtos.